Qual o papel da Universidade?

“Nós temos a responsabilidade de fazer um casamento. Um casamento entre o conhecimento intelectual da Universidade e a miséria. Não reforçar o casamento incestuoso entre o poder acadêmico e o poder econômico.” (Leonardo Boff, 2003).

“ ...no processo de aprendizagem, só aprende verdadeiramente aquele que se apropria do aprendido, transformando-o em aprendido com o que pode, por isso mesmo, re-inventá-lo; aquele que é capaz de aplicar o aprendido-aprendido a situações existenciais concretas. Pelo contrário, aquele que é enchido por outros de conteúdos cuja inteligência não percebem, de conteúdos que contradizem a própria forma de estar em seu mundo, sem que seja desafiado, não aprende”. (FREIRE, 1986 p. 13)

Melhor pensar em frases como essas acima do que ficar martelando o que ouvi hoje em uma aula sobre "educação, poder e resistência..."

Nem cabe aqui reproduzí-la... seria como que compactuar com ela...
Prefiro apenas afirmar a liberdade... e desejá-la para todos...

“Só serei verdadeiramente livre quando todos os seres humanos que me cercam, homens e mulheres, forem igualmente livres, de modo que quanto mais numerosos forem os homens livres que me rodeiam e quanto mais profunda e maior for a sua liberdade, tanto mais vasta, mais profunda e maior será a minha liberdade.”
— Mikail Bakunin

Comentários

Postagens mais visitadas